terça-feira, 10 de abril de 2012

Salvar o Futebol ou o Futebol Arte?

     Muito se vem discutindo sobre o rodízio de faltas, cada vez mais comum no futebol, inclusive no futebol Brasileiro. Entre os jogadores que mais sofrem com este artifício estão: Neymar, Valdívia e Lucas com 7,2, 4,3 e 3,5 faltas em média por partida, respectivamente. Por outro lado os jogadores que mais praticam a arte do drible por partida, são: Lucas - 9,4, Neymar - 8,0; Emerson - 3,8 e Valdivia - 3,4. Nota-se que o Emerson surge entre os três melhores dribladores, mas não entre os que mais sofrem faltas, ele leva 3,4 faltas em média. Para mais dados olhem a tabela abaixo.



Pelos dados Neymar dribla menos do que Lucas porém sofre mais do que o dobro de faltas. Qual será o motivo, o Neymar é mais cai-cai do que o Lucas, ou há um certo protecionismo em relação ao atacante santista. Tudo relatado até aqui são apenas dados e em se tratando de futebol isso pode não ser uma boa análise. 

O que está havendo é que somente o fato do jogador ser rotulado como "diferencial" ou craque está fazendo arbitros sairem marcando faltas feito loucos. Sei que Neymar é um excelente jogador , o melhor do futebol brasileiro da atualidade, mas estão marcando faltas em demasia. Estão protegendo o futebol arte e não o futebol. Porque? Simples, quando as faltas são marcadas somente pela fama do jogador o futebol está sendo destruído.

Tudo pode parecer estranho, mas ainda há solução. Ao proteger o futebol as punições serão marcadas, independente de quem a sofra, pode ser A, B ou o tiozinho da esquina. Consequentemente, os jogadores mais individualistas estarão sendo protegidos e não somente eles e sim todos os jogadores que querem jogar futebol!

O texto foi escrito com base nas tabelas obtidas através do sitio do Juka Kfouri.

4 comentários:

  1. É Clebão isso é um problema que mancha nosso futebol. Esse excesso de faltas além de deixar sem critério a arbitragem, amarra o jogo, deixa a partida sem fluir bem. A questão realmente n é ser o Neymar ou o Garrincha, falta é pra ser marcada qnd for falta e acabou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Guilherme, obrigado pelo comentário. Estou te acordo o futebol anda muito mariquinha ultimamente. A discussão envolvendo arbitragem toma proporções maiores do que a discussão pela partida. Vamos até onde vai!

      Excluir
  2. Bom..os árbitros não conseguem ver tudo e são influenciados pela maioria da torcida que está presente no campo, pode observar, esses jogadores que mais sofrem faltas pertencem as maiores torcidas do estado. Então.. vamos dar um desconto para parte emocional do juiz. O que os jogadores querem mesmo é saber quem vai bater a falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua resposta foi interessante, mas isso vale quando se joga um time pequeno contra um daqueles que são chamados de grande. Mas o arbitro de futebol profissional não se deveria ser influenciado por nenhum fator extra campo.

      Excluir