sexta-feira, 10 de maio de 2013

O verdadeiro custo estádio!

O que vou escrever aqui é exatamente tudo achômetro, pois não tenho fontes e nem informações privilegiadas para ter certeza. Porém, assim como eu muitos leitores compartilham dessa idéia.

Acabo de ler na ESPN, basta clicar aqui, que houve um aditivo de mais 200 milhões nas obras do Maracanã. A justificativa foram que o atraso na obra fez com que ela ficasse mais cara - o Brasil sabia desde 2007 que seria sede da Copa e certamente o Rio de Janeiro estaria entre as cidades escolhidas. Outra justificativa coube a problemas estruturais apresentados durante a reforma. Ora, diversos estudos de fundações são feitos antes de iniciar a obra a empresa responsável que deferia arcar com estes custos.

O Maracanã não é o único que sofre estes tipos de pepinos, embora seja um estádio particular, o estádio do Corinthians tem um problema semelhante. O custo do estádio era previsto em 420 milhões, sendo 400 milhoes dos CIDs - incentivo fiscal. Porém, com a "escolha" do estádio para a abertura da copa este valor salto para 800 milhões e agora beira a 1 bilhão.  Aqui entra o meu achômetro, para mim o estádio do Corinthians custará 400 milhões, valor este que deverá ser pago a Oderbrecht, ou melhor, valor que a Oderbrechet deveria receber já com o seu lucro. Mas, terão mais 400 milhões financiados via BNDS, valor que o Corinthians terá que pagar.

Na minha opinião, se o Corinthians estivesse construindo o estádio com recursos próprios certamente custaria no máximo estes 400 milhões, mas como envolve dinheiro público - CIDs - vamos superfaturar a obra.

Como diria a Malia, a copa é deles o custo é nosso!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário